O vôo do chef

Blog gastronômico

Sanduíche de Pernil. Quem tem o melhor? Rio ou São Paulo?

leave a comment »

Em Julho e Agosto passados tive o privilégio de comer dois sanduíches de pernil fantásticos. Em julho, andei quase 30 minutos a pé para conhecer o Bar Estadão e o seu famoso sanduíche de pernil. Em Agosto, fui ao Rio à trabalho e pude reencontrar uma velha paixão, o sanduíche de pernil do Bar Cervantes. Mas voltando a brincadeira do título deste post, a velha rixa Rio versus São Paulo, qual seria o melhor sanduíche? Bem meus leitores, eu particularmente não sei dizer qual é o melhor. São feitos de forma diferente, com ingredientes diferentes e são nas suas essências, saborosíssimos! Um é com um pão francês bem crocante, o outro com um pão de leite aquecido na chapa. Um leva um molho secreto, o outro abacaxi. Os dois levam queijo derretido e lascas generosas de pernil delicioso!

O fato é que não tem vencedor neste Ultimate Food Competition ! Podemos declarar empate técnico. Quem ganha são os milhares de clientes que desfrutam todos os anos destes sanduíches e de seus estabelecimentos.

O Bar Estadão é o pioneiro em São Paulo no atendimento 24 Horas, o Bar & Lanches Estadão, conhecido simplesmente como Bar Estadão.

Ponto de referência geográfica e ponto de encontro da noite de São Paulo, o Bar Estadão (referência ao jornal O Estado de S. Paulo, que, na década de 1960, funcionava num edifício vizinho) é um dos símbolos mais tradicionais da metrópole. Sempre efervescente, nele se encontra o trivial variado informalmente servido no balcão, sucos naturais, saladas, petiscos, drinques e o mais saboroso sanduíche de pernil de São Paulo – semanalmente são consumidas cerca de 130 peças, cada uma pesando cerca de dez quilos. Sem dúvida um recorde.

Assumido 1974 (embora inaugurado em 1968) pelos irmãos Waldemar e Oswaldo Zonta, o Bar Estadão, hoje é dirigido pelos jovens empresários Carlos Alberto Pereira de Nóbrega e Cícero Tiezzi, parentes de ambos, comporta 42 pessoas sentadas que lá degustam seus pratos prediletos e/ou sanduíches. Trata-se de um dos ambientes mais democráticos de São Paulo, onde lado a lado encontramos jornalistas, publicitários, esportistas, professores, músicos, executivos, ofice-boy’s, políticos, etc.

A esquina onde estamos localizados (viaduto Nove de Julho com Rua Major Quedinho) transformou-se num ponto de encontro que caracteriza a cidade no que ela tem de coexistência pacífica – todas pessoas que para cá se dirigem, vem com três propósitos: comer, beber e conversar.

O Cervantes foi fundado em 30 de julho de 1955, por Hamuss Zalman. No começo era uma simples mercearia que, também, fornecia sanduíches no capricho.

Em 1965, o Cervantes foi adquirido pelos atuais sócios, ambos espanhóis, que o transformaram em restaurante e mantiveram os sanduíches que se tornaram famosos pela qualidade e fartura, O Outro diferencial é que o restaurante passou a abrir ao meio-dia e fechar às quatro da manhã, ampliando o seu atendimento e sendo perfeito para os notívagos se alimentarem.

A localização na rua Prado do Junior em Copacabana, junto ao movimentado comércio da região, próximo ao Teatro Villa lobos e a poucos metros da Canecão, transformou o Cervantes em um “Porto Seguro na madrugada”, onde “Mata-se a fome com um ótimo sanduíche, depois é só ir pra casa e dormir”, -conforme comentam.

Em 1994, foi inaugurada o primeiro Cervantes na Barra, no Via Parque Shopping, em busca dos antigos clientes boêmios que forma morar na zona Oeste. Em 2005, no ano do seu cinquentenário, foi instalada a segunda casa na região, na Avenida das Américas.

Se você for morador de uma destas duas cidades e ainda não conhece estas preciosidades, corra para conhecê-las! Se você for viajar para São Paulo ou para o Rio de Janeiro, reserve um tempinho para conhece-las.

As histórias das casas foram transcritas dos seus sites:

http://www.restaurantecervantes.com.br/

http://www.estadaolanches.com.br/index.php?menu=1

Inté.

Written by ovoodochef

setembro 24, 2012 às 12:32 am

Publicado em Dica

Tagged with , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: