O vôo do chef

Blog gastronômico

Saint Peter à Putanesca

with one comment

Festas de fim de ano do departamento, de outros departamentos, Natal e ainda vem o ano novo! É literalmente um atentado ao estômago e companhia! E para fugir um pouquinho dessa comilança desmedida, nada melhor que um peixinho bem gostosinho. Depois de passar o dia inteiro na oficina preparando o carro para as férias, passei no mercado para ver o que iríamos jantar. Não sabia se queria comer uma massa ou um peixe, então na dúvida decidi que iria comer peixe com molho de massa.

Aproveitando o peixe, no caso, uma bela tilápia. Vamos esclarecer algumas coisas que tem gerado uma série de dúvidas nas pessoas. Saint Peter é Tilápia. Entre as mais de 100 espécies, a tilápia vermelha é também conhecida por Saint Peter ou Saint Pierre. Pertencente à família Cichlidae. Trata-se de um peixe de escamas de água doce, originária da Africa e desenvolvida em Israel, que vem sendo introduzida em quase todo o Brasil. Essa espécie exótica foi generalizada como sinônimo de tilápia vermelha na região sudeste e diversas linhagens vermelhas são assim denominadas. Essa espécie de corpo um pouco alto, comprimido e cor vermelha tem maior aceitação e valorização em certo nichos de mercado, que as tilápias cinza, justificando assim o cultivo das vermelhas em algumas localidades. Como curiosidade também podemos citar que a tilápia-do-nilo foi um dos primeiros peixes a serem criados em aquicultura pelos antigos Egípcios.

Com relação ao molho, ele  foi criado na cidade italiana de Nápoles para ser servido com espaguete e existem três versões para a origem do nome puttanesca. A primeira diz que as prostitutas locais teriam inventado a receita, porque era rápida e podia ser feita nos intervalos entre um cliente e outro. A segunda versão afirma que o aroma agradável do prato atrairia clientes que passassem perto dos prostíbulos. E a terceira diz a história que esse prato típico italiano teve origem em uma pequena cidade da Itália, onde uma esposa que traía o seu marido todas as tardes, chegava atrasada para preparar o jantar. Com medo do esposo chegar do trabalho e a janta não estar pronta, a esposa inventou esse prato rápido e de fácil preparo. Independentemente da veracidade ou não das hi(e)stórias, o resultado é um molho fácil de preparar e muito saboroso.

Vamos a receita:

Os filés de tilápia foram temperados com sal, pimenta-do-reino moída na hora, limão siciliano e azeite extra-virgem. Como não passei os filés na farinha de trigo, deixei a frigideira ficar bem quente. Só vire uma vez. Cobri com o molho e de acompanhamento servi batatinhas estufadas.

Molho Putanesca

Ingredientes

1 Colher sopa Azeite extra virgem
1 Unidade Cebola bem picada
1 Dente Alho bem picado
2 Unidade Filé de anchovas cortadas em pedacinhos
1 Punhado Salsinha picada
¼ Xícara Azeitonas pretas bem picadas
1 Unidade Lata tomate pelato
1 Colher sopa Alcaparras
À gosto Pimenta do reino moída na hora
¼ Xícara Salsinha picada
1/2 unidade Raspas de limão
À gosto sal

Modo de preparo

Aqueça o azeite em uma frigideira em temperatura média. Adicione a cebola e refogue até ficar translúcida. Adicione o alho, as anchovas, as azeitonas, as alcaparras e mexa tudo. Adicione o tomate pelato. Refogue por cerca de 5 minutos ou até desmanchar o tomate. Tempere com sal, pimenta e as raspas de limão. Se precisar adicione um pouco de água.

Inté.

Fonte: http://gnt.globo.com/receitas/Chuck-Hughes-ensina-receita-de-molho-a-puttanesca.shtml

Written by ovoodochef

dezembro 28, 2011 às 11:01 pm

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Logo pela manhã é uma tentação ver uma foto dessas…Boas férias meu amigo.

    Ney Barros

    dezembro 29, 2011 at 7:24 am


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: