O vôo do chef

Blog gastronômico

Caranguejo ao molho

leave a comment »

No último fim de semana, em pleno sábado, tive que acordar cedo para levar a minha filha para a faculdade. E como acordei disposto e cheio de energia, nada melhor neste horário, do que ir a Feira do Guará comprar frutos do mar. A Iza e o João já estavam há algum tempo querendo comer caranguejos, e como não temos ido a praia, e a minha querida Mãe que sempre fazia as vontades dos netos neste quesito também não está mais conosco, me enchi de coragem e comprei uma dúzia de seletos caranguejos. Comprei também badejo, camarões, uma panela própria para moquecas, martelinhos e madeirinhas para quebrar as patinhas do caranguejo e os ingredientes para o preparo dos caranguejos e da moqueca que deverá ser um novo post aqui e em breve.

Caranguejos bem sujinhos e vivinhos!

O primeiro problema que me deparei foi que além de nunca ter feito esta receita, não tinha até então, nem matado e nem limpado caranguejos. Liguei para o meu Pai e perguntei se ele podia fazer as honras da casa, na qual ele se prontificou a executar esta árdua tarefa, mas com a ressalva que somente poderia realiza-la no final da tarde. Eu falei que tudo bem, mas na realidade acabei decidindo fazer eu mesmo. Cheio de ímpetos e coragem, fui pra frente do meu querido notebook, acessei o Dr. Google e busquei inúmeras receitas e vídeos a respeito do tal caranguejo, como matá-lo, limpá-lo, cozinhá-lo e etc. Uma das únicas questões que tinha em mente e não abriria mão é de ter um molho delicioso com leite de coco, algo que remetesse nem que de leve aos preparos da Dona Maria.

Depois de ter me tornado catedrático na matéria, peguei a minha luva de malha de aço que comprei há uns dois anos em New York – É verdade, com as minhas precárias habilidades em pegar e imobilizar caranguejos, não iria dar bobeira em levar uns belos beliscões destas fortes garras. E deu certo, nenhum beliscão, uma desenvoltura jamais  vista nesta casa, tinha virado um assassino em série nato, veio o primeiro, o segundo e já estava matando como nenhum outro. Era matar e lavar, matar e lavar, realmente a prática leva a perfeição! Depois desta fase, reiniciei uma a um, lavando mais ainda e depilando as patinhas. Quando acabei estavam irreconhecíveis….rs.

Ingredientes

12 Unidade Caranguejo
2 Unidade Cebola média
2 Unidade Limão
½ Unidade Pimentão verde
2 Unidade Tomate médios maduros
q/n Cebolinha e coentro
q/n Sal e pimenta do reino
q/n Mostarda em molho
1 Garrafa pequena Leite de coco
3 Colher sopa Extrato de tomate
2 Copos Vinho branco seco

Modo de preparo

limpinhos e depilados já prontos para a primeira "fervura"

Coloque os caranguejos em uma panela grande com água salgada e os limões em rodelas. Lembre-se que para cada litro de água, você deve adicionar uma colher de sopa de sal. Deixe até um pouco antes de ferver.

Enquanto os caranguejos estão na primeira “fervura”, adicione os tomates, o pimentão, a cebolinha, o coentro, a mostarda, as cebolas, o extrato de tomate com um pouco de água no liquidificador, e bata até formar um caldo. Se for necessário adicione um pouco mais de água.  Reserve.

Despreze a água e os limões da 1ª “fervura”. Cologue em fogo alto. Adicione o vinho branco, deixe evaporar o álcool, adicione o molho e se precisar um pouco mais de água para cobrir os caranguejos. Adicione sal e pimenta do reino à gosto. Lembre-se que o caldo vai evaporar, então tempere neste momento de leve.

Quando começar a ferve, abaixe o fogo. Espere cerca de 10 minutos. Adicione o leite de coco e deixe mais 10 a 15 minutos. Corrija o sal e sirva!

Aí que saudade de poder me fartar em frutos do mar. Eu faço e os outros comem, tenho alergia há cerca de uns 20 anos.

Abraços.

Minha filha se deliciando…

Written by ovoodochef

setembro 19, 2011 às 10:59 pm

Publicado em Receita

Tagged with ,

Deixe uma resposta

