O vôo do chef

Blog gastronômico

Frango no Tijolo ou Frango tijolado

leave a comment »

Eu sempre adorei ver programas culinários na TV. Sendo sincero, um emprego que gostaria de ter é o do Anthony Bourdain, ou seja, viajar o mundo descobrindo o que se come em cada lugar e mostrar para vocês no programa “Sem Reservas” que passa no canal Discovery Travel & Living. Eu vejo todos os programas nacionais e internacionais. Agora inclusive para quem é aficcionado como eu, tem um canal nacional com diversos programas culinários, o canal “Bem Simples”. A receita que coloco aqui hoje aprendi em um deste programas, “The Surreal Goumert”, de Bob Blummer que passava no Discovery T&L. O Bob aparenta ser daqueles caras descolados que conseguem fazer amizades em todo esquina.No programa ele viajava em um trailer em formato de torradeira elétrica e que a cada parada fazia um menu completo. Foi em um destes programas dele que vi a receita de hoje. E sem falsa modéstia, este frango fica muito gostoso.

Eu comecei a fazer este prato ontem à noite. Daí você vai me perguntar, mas é tão difícil assim? Não, é simples! O problema foi que não achei frango desossado e para não complicar a minha vida hoje, fui desossá-lo ontem. O bom é que acabou ficando muito mais tempo na marinada. Uma coisa que é verdade na gastronomia é que a prática pode levar a perfeição. Apesar de ter feito uma aula ano passado de como desossar um frango, eu nunca mais tinha praticado. Eu ontem, entrei no youtube e fui ver algumas aulas do assunto. Tinha um vídeo, “Como desossar um frango em menos de 6 minutos”, outro que o cozinheiro levou menos de 3 minutos. Eu levei o singelo tempo de cerca de 20 minutos….rs. Infelizmente, como acordei tarde o almoço acabou saindo tarde também, e como a galera aqui de casa estava faminta (dica importante: o melhor tempero que existe para a sua comida é a fome dos seus convivas….rs), acabei me esquecendo de tirar a foto do frango e este post vai sem foto!

Ingredientes

1 Unidade Frango desossado cortado ao meio, não desosse as asinhas
1 Colher de chá Sal
½ Colher de chá Pimenta do reino moída na hora
3 Colher de sopa Suco de limão
6 Dente Alho, despelado e fatiado bem fino
2 Colher de sopa Azeite de oliva extra virgem
1 Punhado Alecrim fresco
1 Punhado Tomilho fresco
2 Colher de sopa Óleo de canola
2 Unidade Tijolo envolto em papel alumínio

Modo de preparo

Coloque as metades do frango em um bowl(tijela) bem largo. Adicione as ervas, sal, pimenta, 3 colheres de sopa de suco de limão, 2 colheres de sopa de azeite de oliva e o alho. Misture bem tudo. Deixe marinar na geladeira por 2 a 4 horas.

Remova o frango da marinada e descarte o alho.

Coloque 2 colheres de óleo de canola em uma frigideira grande e pesada e no fogo médio alto. Coloque o frango na frigideira com a pele para baixo. Coloque um tijolo em cima de cada metade( o tijolo ajuda a pressionar a pele na frigideira garantindo uma pele uniformemente crocante). Frite por aproximadamente 10 minutos, ou até a pele ficar marrom dourada e crocante). Remova os tijolos, vire o frango, coloque novamente os tijolos e deixe por aproximadamente mais 10 minutos ou até o frango estiver cozido. Deixe o frango descansar por 5 minutos e sirva com o acompanhamento desejado.

Eu servi com arroz branco, farofa rica e batatas portuguesas!

Enjoy it!

Written by ovoodochef

junho 23, 2011 às 7:12 pm

Publicado em Receita

Tagged with ,

Deixe uma resposta

