O vôo do chef

Blog gastronômico

Caldo Verde e uma ausência

with 2 comments

Ausência é porque fiquei vários dias sem adicionar nenhum ingrediente novo neste seleto blog. Infelizmente estava viciado em filmes e séries, depois de algumas desilusões e um tratamento no CVA (Cinéfilos Viciados Anônimos)…brincadeirinha! Desilusões porque duas das séries que estava acompanhando foram descontinuadas! Uma falta de respeito danada dos estúdios produtores, deveria haver alguma forma de processá-los por horas e horas que acabaram se perdendo na minha vida…rs. Apesar de não ter postado nada novo aqui, continuo cozinhando. Informo ainda que se der zebra, os meus amigos poderão me ver no SUPERCHEF da Ana Maria Braga. É verdade, fiz a inscrição para o processo de seleção. Tá certo que como todo bom brasileiro, deixei para os 44 minutos do segundo tempo, Fiz um vídeo  meio boca e não consegui mandar todas as receitas que eu gostaria, só foram duas das quatro que mandei! Duas entraram depois do prazo. Se eu não não for selecionado prometo que colocarei o video da inscrição aqui, acredito que vá render algumas boas gargalhadas! Não, não fiz um vídeo comédia, mas acho que ficou um pouco engraçado.

Informo também que já não me preocuparei tanto com possíveis erros de gramática. Se o MEC pode lançar livros com erros grotescos e ainda por cima saem várias pessoas defendendo isso. Como eu, um ser mortal que não estuda português há décadas e ainda  tinha uma certa dificuldade na matéria, vou me preocupar…rs. Brincadeirinha, se sair errado é porque a minha revisora oficial, não revisou.

Vamos agora ao que interessa! Estamos no inverno e é muito prazeroso poder convidar os amigos para tomar um suculento Caldo Verde.

Ingredientes

2 Kg Batata cortada em cubos
2 Unidade Cebola média
2 Dente Alho
3 Tablete Caldo de galinha
2 Colher sopa Manteiga sem sal
300 Gr Calabresa picada
300 Gr Paio picado
200 Gr Bacon picado
1 Kg Costelinha de porco defumada
2 Pacote Couve picada bem fina
2 Litro Água
À gosto Sal e pimenta do reino moída na hora
À gosto Azeite extra virgem
À gosto Salsinha, cebolinha e coentro
1 Cálice Vinho branco seco

 

Modo de Preparo

Cozinhe as batatas junto com uma cebola, um dente de alho e os tabletes de caldo de galinha. Quando a batata estiver bem cozida, desligue o fogo. Coloque aos poucos no liquidificador as batatas com o caldo e vá batendo e retornando a panela. Reserve. Pique bem a outra cebola e o dente de alho restante. Em outra panela, aqueça em fogo alto, a manteiga e duas colheres de azeite. Adicione a cebola e o alho, quando a cebola começar a ficar translúcida, adicione o bacon. Depois de 1 minuto adicione a calabresa e o paio. Corte a costelinha seguindo os ossos. Adicione a costelinha e vá fritando tudo. Quando estiver pronto adicione o cálice de vinho e deixe o álcool evaporar. Coloque este refogado junto do creme de batata. Ligue o fogo e deixe ferver. Quando ferver adicione a couve e deixe de 3 a 5 minutos com a panela destampada. Vá mexendo. Apague o fogo, corrija o sal e adicione a pimenta do reino e o azeite.

Sirva com a salsinha, a cebolinha e o coentro bem picados e em potinhos a parte. Deixe o azeite e molho de pimenta a disposição, bem como belas torradas.

Aqueça o seu inverno. Bom apetite!

Written by ovoodochef

junho 2, 2011 às 11:37 pm

Publicado em Receita

Tagged with , ,

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Cara, tomei um ontem, só que vegetariano…. (sem comentários).
    Põe o vídeo aí!
    Curti o que vc disse sobre os erros de português, tudo a ver!

    Romero

    maio 5, 2012 at 6:50 pm

  2. Boa sorte no super chef da Ana Maria, será que ela irá ficar gritando no seu ouvido como no super chef original rsrsrsr.

    Robson

    maio 5, 2012 at 9:08 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: