O vôo do chef

Blog gastronômico

Bolinho de bacalhau

with one comment

Alguns dias ausentes daqui e os meus amigos já começam a perguntar se desisti. Não desistirei nunca, render-se jamais!…rs. Estamos chegando perto da Páscoa, e como o preço do bacalhau nunca esteve tão barato. Bem, esta é uma verdade recente, o meu pai sempre me falou que quando era menino, bacalhau era comida de pobre. O meu avô todo final de mês, chegava em sua casa com uma caixa de bacalhau, ainda mais por tratar de um alimento não tão perecível e geladeira não tinha em todas as casas. Mas voltando ao prazer de comer um bolinho de bacalhau que apesar de ser originário de Portugal, saboreamos muito melhor que eles. Onde não encontrei porções de bolinho de bacalhau para acompanhar uma belo Imperial (Chopp em Portugal), quando estive na terrinha. Já comecei a receber ligações no meio da tarde, perguntando-me sobre como fazer um belo e saboroso bolinho de bacalhau. Eis porque coloco hoje aqui esta receita.

Ingredientes

1,5 Kilo Bacalhau ou bacalhau em lascas (é bem mais barato e pra bolinho tá ótimo).
1,5 Kilo Batata
5 Unidade Ovo
1 Maço pequeno Salsinha (cebolinha é opcional)
1 Unidade Cebola média
Óleo de soja/azeite/óleo de canola para fritar
Pimenta do reino moída na hora
Sal se precisar corrigir

Modo de Preparo

– Corte o bacalhau em pedaços; Coloque os pedaços ou as lascas em água fria e deixe na geladeira por 12 horas. Troque a água pelos menos umas 3 vezes. Se você estiver utilizando lascas de bacalhau, reduza o tempo pela metade.

– Descasque as batatas e corte-as em cubos uniformes (lembre-se que tem que ter o mesmo tamanho para cozinharem no mesmo tempo).

– Lave as salsinha e pique bem.

– Pique ou rale a cebola.

– Coloque as batatas e o bacalhau em panela com água para ferver. Quando levantar a fervura, deixe por 20 minutos. Retire com uma escumadeira primeiro às batatas e reserve. Retire o bacalhau, se for o caso, retire a pele e as espinhas.

– Coloque em um processador o bacalhau. Bata em purê. Junte as balatas escorridas ao bacalhau e bata mais. Se você não tiver um processador, pode amassar as batatas com um espremedor e desfiar o bacalhau na mão. Coloque tudo em bowl grande. Adicione os ovos, a salsinha, a cebola. Tempere com pimenta e se for o caso corrija o sal. Misture bem.

– Forme bolinhos do tamanho de ovo médio. Esquente o óleo até 170º (Se não tiver uma fritadeira elétrica ou termômetro próprio, lembre-se da dica da salsinha – quando colocar uma folhinha de salsinha e estalar é que a temperatura está boa). Coloque um pouco de bolinhos e deixe por 2 ou 3 minutos, sempre verificando o cozimento.

– Repita a operação até fritar todos os bolinhos. Os que não vai fritar, pode congelá-los. Mantenha aquecido os bolinhos já fritos, em papel alumínio. Sirva-os mornos!

Dica deste blog: Sempre coloque a mesma proporção de batatas e bacalhau. Utilize um ovo para cada 600 gramas.

Bom apetite!

Written by ovoodochef

abril 9, 2011 às 7:45 pm

Publicado em Receita

Tagged with , ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. ai
    primo
    agora que to sabendo dos seus dotes
    que legal héin
    Deus te abençoe sempre.
    sua familia também
    bjs

    DÉBORA

    abril 10, 2011 at 12:29 am


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: