O vôo do chef

Blog gastronômico

Filet ao molho de vinho do Porto

with 2 comments

Hoje é um dia muito especial na minha vida, faz 20 anos que casei com uma pessoa fantástica! A minha querida esposa Ana Cristina. Estes 20 anos, passaram muito rápidos, foi uma verdadeira montanha russa, adrenalina pura, emoções fortes!  É muito bom poder olhar esta trajetória e ver como foi bom! Cheia de amor, aprendizado, parceria, carinho, cumplicidade, companheirismo e tesão! E bom também ver que este relacionamento nos deu 2 criaturinhas fantásticas! A  Iza e o João. Às vezes me perguntam qual é o segredo para se viver bem há tanto tempo, eu respondo que não existe receita mágica, pois não basta ter amor, tesão, grana, cumplicidade etc! O dia a dia é PHoda, corrompe, destrói. Eu falo que você tem que ter uma vontade muito grande de continuar! Nas fases ruins, lembre-se das fases boas e nas fases boas, aproveite bastante…rs.

Hoje para comemorarmos, eu fiz uma jantinha especial aqui em casa, para nós e nossos dois filhos. Fiz Filet ao molho de vinho do Porto, batatas assadas a arroz a Piemontesa. De sobremesa, iria fazer suflê de doce de leite, mas confesso que fiquei com preguiça.

Ingredientes

1 Peça Filet mignon (aprox.. 1,2 Kg)
600 Ml Demi glace
250 Ml Vinho do porto
200 Gr Cebola pérola
1 Ramo Alecrim
Manteiga
Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo

Em uma frigideira grande, aqueça uma colher de manteiga e sele o filet inteiro. O filet ficará cru, apenas dourado por fora. Tempere o filet com sal e pimenta do reino. Coloque em uma assadeira com o ramo de alecrim e as cebolas pérolas. Leve ao forno (pré-aquecido 200ºC) por cerca de 50 minutos. Na frigideira em que selou o filet, deglace com vinho do porto e deixe reduzir a metade. Adicione o demi glace, deixe reduzir por 10 minutos, corrija o sal e a pimenta. Retire o filet do forno, fatie e cubra com o molho e as cebolas.

Dicas

1-      Coloque na assadeira uma cabeça de alho desmontada.

2-      Demi glace – eu utilizo o da linha Chef da Nestlê. Você pode utilizar também caldo de carne ou fazer em casa.

Abraços.

Written by ovoodochef

março 24, 2011 às 12:39 am

Publicado em Receita

Tagged with , ,

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Hummm fico com agua na boca todo vez q passo por aqui…. preciso muito começar a imprimir essas receitinhas e montar um livro hahahahahahahaha
    Sadades monstras de voces!!!!!

    Carol

    março 24, 2011 at 6:01 am

  2. Amigo Primo, esta foto está deliciosa. hehehe! Parabéns pelos 20 anos e Deus abençõe a união de voçês. Mas… fico imaginando se além dos fatores descritos na introdução da receita, pode-se incluir a arte culinária. Pelo visto, não se conquista uma mulher pelo estômago, mas a arte ajuda, não e?. Um abraço e felicidades, amigo.

    Samuel Barros

    março 25, 2011 at 8:52 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: