O vôo do chef

Blog gastronômico

As 10 Dicas para montar um prato de forma profissional!

with one comment

Bem já chegamos no dia 18 de março, e até agora só publiquei um post. Às vezes tenho vontade de me demitir….rs. Não tenho deixado de cozinhar, pesquisar ou qualquer outra coisa relacionada ao prazer de comer bem. A verdade é que acho tão pobre um blog sem fotos! Mas é mais pobre um blog com poucos posts, atualizado muito pouco. Domingo passado mesmo fiz um prato legal, mas esqueci de tirar a foto dele na hora. Fiz Schnitzel! Você não sabe que prato é este? Não? Sério? Nada mais, nada menos que em austríaco o nosso querido bife a milanesa! A diferença básica é que normalmente eles fazem com lombo de porco ou vitelo. Eu fiz com lombo de porco, acompanhado de batatinhas souté e arroz branco. Os meu queridos comensais domingueiros adoraram, ou seja, minha esposa, meus filhos, o meu pai e família da minha irmã que perdeu a boquinha na casa da sogra e veio se juntar a nós. Tenho muito material para publicar aqui, tenho uma dica de um lugarzinho muito legal aqui em Brasília, pronto há quase 30 dias, esperando as fotos para publicar o post.

Hoje vou postar aqui 10 dicas para você poder impressionar os seus convivas. São dicas que peguei na Internet há alguns anos, mas infelizmente não peguei o autor, mas se algum dia ele por felicidade entrar aqui neste modesto blog, me escreva que lhe darei os devidos créditos. Outra coisa, não tive coragem de mudar o nome deste blog…rs ( para quem não sabe do que estou falando, é porque não leu o post anterior).

Se você gosta de cozinhar e de surpreender as pessoas, estas dicas vão te ajudar na hora de montar um belo prato, como se fosse montado por um Chef, anota aí:

1 Primeiro plano Destaque o ingrediente principal, deixando-o mais alto.
2 Composições de cores Escolha acompanhamentos que não sejam do mesmo tom do ingrediente principal, abuse das cores.
3 Enquadrar Deixe as bordas livres.
4 Simplicidade e bom senso Montar um prato com sofisticação significa não abusar de enfeites, firulas, rosas de tomate, leques cítricos, alimentos se equilibrando uns sobre os outros, pelo amor de Deus!!! Pratos que parecem ser projetados com compasso, pinça e régua é estranho, faça com capricho, porém deixe com aspecto natural. Não exagere como alguns que eu vejo por aí!!
5 Ervas Decore com ervas frescas que combinem com o ingrediente principal (ou seja, não enfeite um filé com endro!!!), esqueça dos ramos de salsa, é muito pobre! A não ser que seja salsa crespa….rs.
6 Pontilhismo Use ciboullete bem picada e faça uma linha em um ponto estratégico no prato, se necessário!
7 Simetria Corte legumes de maneira regular e varie as formas de arrumá-los no prato.
8 Molho riscado Coloque o molho em bisnagas e pincele alguns pontos do prato.
9 Ingredientes frescos de qualidades e bem cortados/fatiados
10 Poucos elementos Ou seja, não é necessário usar todas essa dicas em um mesmo prato. Cozinhar e servir é uma arte!!!

Agora que você já aprendeu mais um pouquinho, inté!

Written by ovoodochef

março 18, 2011 às 1:13 am

Publicado em Dica

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Gostei do seu Blog.
    Também tenho um.
    Vai lá que acho que você vai gostar
    http://chefjrlima.wordpress.com

    Chef Jr.Lima

    dezembro 28, 2013 at 9:26 am


Deixe uma resposta

