O vôo do chef

Blog gastronômico

Receita para o Gui III

leave a comment »

Gui, antes tarde do que nunca! Realmente não consigo colocar uma receita por semana para você, mas é melhor de vez em quando do que nunca….rs. Hoje vou colocar  aqui uma receita muito fácil e saborosa que cairá muito bem aí no verão do Rio. Esta receita aprendi em um programa de TV que a Debora Bloch estava fazendo às vezes de Chef de cozinha. Não sei se é uma salada de massa ou uma massa fria! Aqui vou chamá-la de Fusilli Caprese.

Fusilli Caprese

Ingredientes

500 Gramas Fusilli (macarrão parafuso)
X Litro água
1 Pacote Mussarela de búfala bolinha
1 Caixa Tomatinho cereja
1 Maço manjericão
q/n azeite
q/n sal
q/n Pimenta do reino moída na hora

Vamos ao Supermercado

Como na última receita que postei para você, hoje a lista também é muito simples. Primeiro vamos ao setor de massas. Você pode comprar qualquer marca de macarrão tipo parafuso, ou melhor, fusilli. Se você tiver com uma grana sobrando e quiser impressionar alguém, escolha uma massa de grano duro, tipo Barilla. No setor de legumes/verduras/frutas, compre uma caixinha de tomatinhos cereja e um belo maço de manjericão.  Na área de laticínios, pegue um pacotinho de mussarela de búfala em bolinhas. Os outros ingredientes você já deve ter em casa.

Modo de Preparo

Antes de iniciar, vamos discutir algumas questões. Primeiro, de forma geral, são 100 gramas de massa por pessoa. Para cada 100 gramas, você deverá utilizar 1 litro de água. Para salgar a água, você deverá utilizar 1 colher de sopa rasa para cada litro. Então agora que você já tem estas informações, coloque a quantidade de água para ferver em panela tampada. Assim que ferver adicione o sal, misture, adicione a quantidade de massa desejada. Aqui entra outra questão, colocar ou não colocar um fio de azeite para a massa não grudar? Eu particularmente não tenho colocado, mas é preciso que você mexa sempre a massa para preservá-la soltinha. Tampe a panela até retornar a fervura. Siga as instruções de tempo que vem na embalagem da massa. Para testar se a massa está mais “al-dente” ou mais macia, retire um fusilli da água quente (cuidade para não se queimar), coloque em um prato, tábua ou o que você tiver e parta a massa ao meio. Você poderá perceber uma parte mais branca no interior que é o amido ainda cru. Decorrido o tempo indicado, escorra a massa e deixe esfriar.

Enquanto esfria, lave os tomatinhos, o manjericão. Corte os tomatinhos no sentido do comprimento em duas ou quatro partes. Retire as folhas do manjericão (se for de um tipo de folhas grandes, pique-as). Corte as bolinhas de mussarela em fatias.

Quando a massa estiver fria, adicione os tomatinhos, as fatias de mussarela, o manjericão, sal e pimenta do reino à gosto e regue com vontade um bom azeite de oliva extra virgem. Deixe repousar na geladeira até a hora de servir.

Buon appetito!

Written by ovoodochef

janeiro 27, 2011 às 2:32 pm

Publicado em Receita para o Gui

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: