O vôo do chef

Blog gastronômico

New Year! New post! Ratatouille!

with 2 comments

Primeiro dia de um ano novo! Hoje começamos a escrever mais um capítulo de nossas vidas. Aproveito a ressaca das festividades de fim de ano, para realizar um balanço geral, ver o que fiz de certo ou de errado, traçar objetivos para este novo ciclo que se inicia. Tá certo que não é um planejamento tão meticuloso e que infelizmente boa parte deste planejamento são sonhos que o dia-a-dia acaba corrompendo. Eu sou canceriano e como todo bom canceriano, perco muito tempo sonhando acordado. Mas como é bom sonhar, sem os sonhos de algum maluco, a humanidade não teria chegado tão longe como na lua. Mas vamos voltar a terra…rs. É incrível como no último mês do ano bebemos e comemos tanto, não há dieta que resista e  fígado que não acabe sofrendo mais que o normal. E o pior é que no natal e ano novo, pelo menos aqui em casa, acabamos por perder as medidas, exageramos em fazer tanta comida para tão poucos. Muitos amigos reclamaram que não postei várias receitas para as festividades de final de ano. Culpa minha! A correria de fim de ano foi terrível e como queira colocar receitas com fotos, acabei deixando passar. De qualquer forma, lembrei aos nossos leitores de algumas receitas que caberiam muito bem para este objetivo. Acabei ficando surpreso pela quantidade de pessoas que fizeram a receita do pernil, e o retorno foi muito bom! Logo abaixo você poderá apreciar algumas fotos dos pratos que fiz para a ceia de natal.

 

Como quase nenhum blog gastronômico sobrevive sem receitas, dicas e outros assuntos. Hoje vou postar aqui uma receita de Ratatouille (pronuncia-se “ratatui”) que fiz para a ceia do ano novo. Confesso que desde  da época que vi o ratinho cozinheiro Remy prepara-lo no desenho da Disney, de mesmo nome, fiquei com água na boca e com vontade de experimentá-lo. O nome do prato vem de dois verbos franceses tatouiller e ratouiller, ambos com origem no verbo touiller que significa: remexer / agitar, que é a operação que está na base da realização do prato. Tradicionalmente, o Ratatouille é um estufado de legumes, de origem camponesa, onde os legumes são cortados grosseiramente e levados a estufar numa caçarola. O ratinho deu um ar mais clean e inspirador, coisa que me fez ficar a fim de experimentá-lo.

Ingredientes

1 Unidade Abobrinha italiana cortada em fatias finas

Dica: Procure comprar legumes de mesma largura, fica mais bonito!

1 Unidade Berinjela cortada em fatias finas
2 Unidade Tomates cortados em fatias finas
q/n Sal
q/n Pimenta do reino
q/n Azeite de oliva extra virgem
Para o molho
5 Unidade Tomates sem pele e sem sementes
1 Dente Alho picado
½ Unidade Cebola picada
½ Xícara De azeite de oliva extra virgem
1 Punhado Alecrim
1 Punhado Manjericão
1 Punhado Tomilho
q/n Sal
q/n Pimenta do reino

Modo de preparo

Molho

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente os tomates ( se você não quiser despelar e retirar as sementes do tomate, pode substituir por uma lata de tomates pelados). Deixe cozinhar por 5 minutos. Pique bem as ervas e adicione ao molho. Adicione o sal e a pimenta. Deixe alguns minutos. Leve ao liquidificar e bata bem. Retorne ao fogo para apurar o molho um pouco mais.

Legumes

Coloque em uma travessa que possa ir ao forno, uma camada do molho de tomate. Junte uma fatia de cada legume e vá repetindo o processo até preencher toda travessa. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Regue bem com azeite. Cubra a travessa com o papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 200º por aproximadamente 40 minutos ou até os legumes ficarem cozidos.

Se você quiser dá um tom gourmet aos seus convivas, sirva em porções individuais, colocando um pouco no centro do prato e enfeitando com molho que deve ter sobrado, Adicione um galho de erva e pronto!

Enjoy it!

Written by ovoodochef

janeiro 2, 2011 às 5:48 pm

Publicado em Receita

Tagged with ,

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Très bon Monsieur… fiz o ratatouille e ficou show! Valeu Armando! Abraço!

    Leon

    janeiro 4, 2011 at 4:17 pm

  2. Adorei a montagem do prato…vou fazer!! abriu meu apetite

    MICHELE

    março 11, 2011 at 5:45 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: