O vôo do chef

Blog gastronômico

Você já comeu Burrata?

with 2 comments

The Burrata

Quarta-feira, dia corrido com as últimas compras de natal, só faltam mais dois presentinhos e alguns ingredientes para ceia. Este é um final de ano diferente de todos que já vivi nos meus 44 anos. Um final de ano que um dia chegaria, mas com certeza gostaria que demorasse muito ainda! É o primeiro natal sem a minha querida Mãe, a Dona Maria. Cada coisa que vejo e que compro fico pensando nela. Nas maravilhosas confusões que ela fazia para definir o que faria, se nós íamos passar o natal ou ano novo com ela. Coisa que no fundo eu sei que não aceitava muito bem. Ela gostaria que todos os filhos passassem todas estas datas com ela, mas aceitava em função das noras e do genro. Ela convidando a todos para passar o natal em casa, me ligando para falar que já tinha comprado as minhas castanhas portuguesas e que não havia encontrado as minhas cerejas frescas. Sempre acreditei que na verdade que ela não comprava porque achava muito caro…rs. De qualquer forma eu ia e comprava. Hoje com certeza a sua casa já estaria lotada de presentes debaixo da árvore, brilhantemente enfeitada. Ela não se esquecia de ninguém! Seja dos familiares, dos amigos, das empregadas e de seus filhos, mesmo que não trabalhassem mais para ela. E ainda por cima, fazia o meu Pai se vestir de Papai Noel e sair distribuindo os presentes no dia 24 para os pequeninos. Era realmente um barato, o Papai Noel quase sempre chegava em casa com muitos brindes na cabeça.

Mas fazer o que? A vida é assim, temos que aceitar e continuar vivendo! Aprendendo a cada dia que passa, por mais que a saudade aperte bem no fundo do coração que a vida é curta e que devemos aproveitá-la ao máximo, amando as pessoas como se não houvesse uma amanhã! Porque na verdade não há! Mãe feliz natal!

Burrata

Original da região de Puglia, na Itália, a burrata é um tipo de queijo, considerado um meio termo entre a mussarela de búfala e a manteiga – seu nome, inclusive, é derivado da palavra burro, que significa manteiga em italiano. Segundo informações levantadas em vários sites e revistas, a burrata leva 40% de mussarela de búfala, 40% de mussarela convencional e 20% de creme de leite.  Dizem que deve ser servida fria em saladas, antepasto e etc. Mas não resisti e coloquei-a no forno para derreter…rs. Coloquei alguns minutos no forno quente, retirei, passei o maçarico para dar uma gratinadinha, umas folhas de alface, um tomatinho holandês, folhinhas de manjericão colhidas aqui em casa, sal, pimenta do reino moída na hora, azeite extra-virgem e…ficou uma delícia!

Feliz natal a todos!

Written by ovoodochef

dezembro 22, 2010 às 10:41 pm

Publicado em Dica, Receita

Tagged with

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Armando
    Vc tem o dom da escrita meu anjo, minha imaginação correu solta nas suas palavras e o coração ficou apertadinho. Pensei que o telefone fosse tocar e ela falaria comigo. É o meu primeiro natal sem minha irmã querida e juntos (certezamente), estaremos na hora da ceia, pq se a conhecemos bem este momento ela não deixaria de participar. Um beijo grande para você gatão.

    Mariucha

    dezembro 23, 2010 at 12:35 pm

  2. Manduca,

    Neste Natal, a presença da sua mãe ocorreu na forma de saudade, recordações e de energia emanada pelo amor que ela sentia por todos. Amor, este, que você compartilha com a Ana, seus filhos, parentes e amigos.
    Obrigado pelo carinho e pelas maravilhosas receitas gastronômicas publicadas neste blog!
    Um grande abraço,

    Gustavo Fernandes

    janeiro 1, 2011 at 4:35 pm


Deixe uma resposta

