O vôo do chef

Blog gastronômico

Happy birthday my love!

with 3 comments

O parabéns!

Bem, apesar de a Ana ter feito aniversário no último dia 8 de novembro, comemoramos no último sábado à noite. Fiz um jantarzinho “íntimo” para cerca de 60 pessoas! Apesar de estarmos mais quebrados do que arroz de 3ª, fiz questão de não deixar passar em branco. A Ana é uma guerreira, enfrentou um câncer como poucos, e para o bem geral das pessoas que a cercam, VENCEU! Ela é uma pessoa fantástica! Uma senhora companheira, amiga, amante, mãe, filha, profissional etc!

Fazia tempo que eu não cozinhava para tanta gente. Comecei a me preparar com uma semana de antecedência. Escolhi o cardápio, comecei a comprar o que podia. Escolhi fazer 3 saladas, uma de macarrão parafuso com tomatinhos cereja, mussarela de búfala fatiada e manjericão, uma de alface americano, com tomates picadinhos, cebola roxa e queijo prato fatiado servida com um belo molho Honey Mustard e um salpicão de frango com salsão e cebola com batata palha. Para o prato principal, arroz branco, Boeuf bourguigon e batatas gratinadas. De sobremesa, marquise au chocolat e morangos fatiados com suspirinhos e chantilly, além do bolo de aniversário de chocolate que foi feito e dado de presente pela nossa amiga Ludmila.

Apesar de ter começado a me preparar com a antecedência devida, é impossível chupar cana e assoviar ao mesmo tempo, foram tantas atividades paralelas para o evento que acabei começando a cozinhar tarde. Por consequência, acabei voltando aos velhos tempos e usando o meu melhor tempero, a fome dos convivas…rs. Quase matei todo mundo de fome antes de servir. Tinha alguns acepipes para enrolá-los, mas eles queriam realmente  degustar o belo jantar! Sei que é falta de educação falar mal da comida para o cozinheiro, mas todos foram unânimes em afirmar que valeu a pena esperar. Desculpem-me pela modéstia, mas se tivesse realmente alguma coisa não muito legal, alguém mais próximo teria dito. A pedidos vou colocar 3 receitas e algumas fotos da festa.

Ralando antes e servir o jantar

Molho Honey mustard

Ingredientes

¾ Xícara Mel ou karo
½ Xícara Mostarda
¼ Xícara Vinagre
½ Xícara Água
q/n   Pimenta do reino branca
q/n   sal

 

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela pequena e ferva por cerca de 10 minutos até que o molho reduza e adquira a consistência desejada, parecida com a do catchup. Retire do fogo, misture bem e espere esfriar. Além de servir com saladas, também pode servir com carnes e aves.

Bouef bourguignon

Ingredientes (Para 6 pessoas)

1,6 Kg Acém ou músculo ou patinho (bem limpos)
200 Gr Bacon picadinho
100 Gr Manteiga sem sal
10 Unidade Cebolas pequenas
2 Unidade Cebolas grandes
1 Unidade Cenoura
1 Colher café Pimenta-do-reino em grãos
60 Gr Farinha de trigo
500 Ml Vinho tinto seco
400 Ml Caldo de carne
250 Gr Cogumelos paris
1 Unidade Bouquet garni (salsa, tomilho e louro amarrados)
2 Dentes Alho picados
q/n   Sal e pimenta do reino

 

Modo de preparo

Na véspera; limpe bem a carne retirando toda a gordura. Corte a carne em cubos de 3 a 4 cm. (Você pode pedir para o seu açougueiro de confiança que faça estes passos). Tempere com sal, pimenta-do-reino e alho. Junte o vinho tinto e os grãos de pimenta-do-reino, as cebolas, a cenoura e o bouquet garni.

Deixe a carne nesta marinada por 12 horas na geladeira.

Corte o bacon em cubinhos. Em uma panela grande, derreta a menteiga. Junte o bacon. Quando o bacon começar a dourar, junte as cebolas grandes cortadas grosseiramente. Quando tudo estiver dourado, retire da panela e reserve. Na mesma panela, doure os pedaços de carne. Não se esqueça de colocar as carnes ao pouco para não soltar água. Quando toda a carne já estiver dourada, junte tudo na panela e adicione a farinha de trigo, sempre mexendo. Junte a marinada coada, o caldo de carne, o vinho, o bacon e as cebolas grandes.

Tampe a panela e cozinhe por cerca de 3 horas em fogo brando. Após este tempo, acrescente as cebolas pequenas e os cogumelos fatiados e cozinhe por mais 30 minutos.

Coloque o Bouef em um recipiente que possa ser levado à mesa. O Molho deverá estar com boa consistência, mas não muito espesso. Se necessário, acrescente um pouco mais de caldo.

Dica do blog: Eu normalmente utilizo vinho canção, é muito bom para se cozinhar. Como eu normalmente não preparo os caldo, faço como em alguns restaurantes, utilizo caldos industriais da Nestlé, da linha profissional. Aqui em Brasília encontro no mercadinho La Palma.

Batatas gratinadas

Ingredientes

1 Kg Batata
500 Ml Creme de leite fresco
250 Gr Queijo gruyere
q/n   Sal, pimenta-do-reino, nóz moscada e alho (opcional)

 

Modo de preparo

Descasque e fatie as batatas em lâminas finas. Eu normalmente utilizo um mandolin, é mais fácil e deixa o corte padronizado. Acenda o forno em 160º. Em uma forma retangular, cubra o fundo com um pouquinho de creme de leite, coloque as fatias de batata um do lado outra, sempre deixando a beirada sobre a anterior, adiciona sal, pimenta-do-reino, nóz moscada e alho à gosto, cubra com um pouco do creme e vá repetindo a operação em camadas até acabar tudo. Adicione o queijo ralado e leve ao forno por cerca de 50-60 minutos.

Estas 3 receitas aqui foram sucesso absoluto! Espero que você possa experimentá-las na sua casa.

Abraços

Written by ovoodochef

novembro 16, 2010 às 10:26 pm

Publicado em Receita

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Oi manduca… que dleicias de receitas.. vou testa-las em casa depois… as sobremesas tb fiquei com agua na boca….

    to me programando com o bru d irmos passar um fds por ai, se der certo te aviso…..

    milhoes de beijos com muita saudade….

    Cauina

    novembro 17, 2010 at 8:07 am

  2. Que bom que eu estou bem linda mesmo na foto, adorei o post papi

    Izadora

    novembro 17, 2010 at 4:38 pm

  3. obrigada pelas lindas palavras… te amo muito e devo tudo isso à você…

    Ana Cristina

    novembro 21, 2010 at 7:33 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: