O vôo do chef

Blog gastronômico

O Hamburguer perfeito!

with one comment

Antes tarde do que nunca! Promessa é divida! Vou postar aqui a receita do meu hambúrguer perfeito. Demorei porque queria postar esta receita com fotos. Quase tive uma overdose de felicidade agora há pouco….rs. Mais de 160 visitas em um dia…rs. Eu fico todo dia querendo divulgar este modesto blog, mas não tenho o conhecimento suficiente e nem tenho tido o tempo necessário para me dedicar a ele. De qualquer forma fiquei muito feliz. Esta receita eu fiz quase que totalmente no meu novo espaço gourmet. Ainda não está do jeito que sonho, mas já está operacional. Outro dia postei aqui as 15 regras para se fazer um bom hambúrguer, regras essências para o sucesso! Algumas considerações: não sei por que perdi algumas fotos, algumas fotos ficaram totalmente sem foco, mas só vi depois e já era. Outra coisa é que eu iria fazer só com picanha, mas acabei recebendo um casal de amigos de última hora, como não tinha mais picanha descongelada e tive que levar a minha filha na casa de uma amiga, passei no mercado e acabei comprando uma fraldinha. Alteração que não muda o resultado. Só devemos usar a gordura da picanha, e limpar bem ambas as carnes. Acabei fazendo um Cheese Salad Bacon. Vamos ao vôo.

Ingredientes

860 Gr Picanha limpa
300 Gr fraldinha
150 Gr Gordura da picanha
150 Gr Bacon
q/n Unid Queijo prato em fatias
2 Unid Tomates fatiados
1 Unid Cebola roxa fatiada
q/n Unid Folhas de alface americana
q/n Unid Pães de hambúrguer
q/n Unid Fatias de bacon
q/n   Sal e pimenta do reino
q/n   Azeite de oliva
q/n   Água gelada
q/n Maionese

 

Modo de Preparo

   
Nestas duas imagens está o arsenal que utilizei: Processador, balança, bowls e Facas, pincel, pegador e espátula. Ainda utilizei um maçarico para derreter o queijo.
   
A primeira coisa que fiz foi acender a churrasqueira A picanha tinha cerca de 1,098 kg. Só utilizei 300 gramas da fraldinha
   
Como a picanha não tinha uma capa de gordura muito densa, tive que adicionar 150 gramas de bacon para ficar com 20% de gordura Bati tudo no processador e ficou assim. Quando iniciei o trabalho com a carne, as duas peças estavam resfriadas. Como não tive tempo de voltar para o refrigerador, adicionei um pouco de água gelada para poder trabalhar com a carne.
   
Não se esqueça de padronizar os hamburgueres. Aqui utilizo uma balança digital. Fiz 2 hamburgueres de 180 gramas e 8 de 120 gramas. Na falta de uma balança utilize um pote pequeno ou uma xícara. Eu tenho um utensílio próprio para modelar os hamburgueres, mas como não sei aonde a secretária guardou, acabei utilizando as duas mãos para forma-los.
   
Ultimo passo antes colocar os hamburgueres na grelha. Temperei com sal e pimenta do reino e pincelei azeite para o hamburguer não grudar na grelha. Lembre-se que a carne tem que estar suculenta. Quanto mais bem passado você quizer, mais gordura deve ser adicionada, bem como os hamburgueres deverão ser mais finos. Lembre-se que você só deve virar uma única vez. E não pressione!
   
Depois de tostar as partes internas das fatias dos pães. Começo a montar o sanduíche pelo tomate e cebola. Infelizmente perdi o foco nesta foto. Não dá para ver como ficou suculento e bonito com a ação do carvão. Retirei o hamburguer da grelha, coloquei uma fatia de queijo prato e derreti com o maçarico.
 

DICA PARA UM BACON SEQUINHO E CROCANTE

  Coloque em um prato uma folha de papel toalha.

Em cima coloque umas 5 fatias de bacon fatiado.

Coloque outra folha de papel toalha.

Coloque no microondas em potência máxima.

De 3,5 a 4 minutos e pronto! 

                                O tempo do microondas pode variar.

                                      Se precisar deixe mais 1 minuto.

Esta foto também não ficou boa e ainda esqueci de colocar o bacon….rs. Mas o certo seria colocar o bacon, o alface americano e a outra metade do pão tostado com uma boa maionese. Ficou divino!  

 

Realmente ficou muito bom! O Vassili comeu 3 (1 de 180 e 2 de 120 gramas), o João e seus 2 amiguinhos comeram 2 cada, de 120 gramas. Eu as mulheres comemos 1 cada (eu um de 180 gramas e elas de 120 gramas).

Para acabar esta série vou postar uma receita de hambúrguer do Gordon Ramsay que testei aqui em casa umas duas vezes.

Abraços.

 

Written by ovoodochef

novembro 1, 2010 às 2:27 am

Publicado em Dica, Receita

Tagged with ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. VALEU ARMANDINHO!!! PODE TER CERTEZA QUE ESTOU COLOCANDO EM PRÁTICA ALGUMAS RECEITAS… PARABÉNS…

    ANDRE GOMES

    julho 16, 2011 at 11:04 am


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: