O vôo do chef

Blog gastronômico

15 regras para fazer um hamburguer perfeito!

with 6 comments

Sei que estou devagar, quase parando, mas acredito que as coisas aqui neste espaço vão melhorar! A obra aqui em casa está quase acabada, o dinheiro já acabou! Mesmo sem estar 100% , a nossa área ficou fantástica. A catedral da carne, ou melhor, a nossa churrasqueira está a todo vapor, o meu cooktop já está funcionando, a piscina está fantástica, a sauna inauguro ainda hoje. Só falta pintar, jardinar, mobiliar…quanto ar! E terminar o espaço Zen (noção) da minha querida esposa. Ela fica puta quando eu brinco assim…rs. Segue abaixo 15 regras de ouro para se fazer um hamburguer perfeito.

15 Regras para fazer um hambúrguer perfeito!

  1. Considere esta, a regra fundamental para preparar hambúrgueres! Não aperte os hambúrgueres enquanto estiver grelhando. Você prefere um hambúrguer suculento que teve que ficar mais um minuto no fogo, ou um hamburguer mais rápido e seco? O ato de pressionar o hambúrguer extrai os sucos da carne.
  2. Compre uma boa carne. Pode ser fraldinha, alcatra, contrafilé, file mignon ou Picanha. Eu prefiro Picanha, ou uma combinação de picanha e fraldinha. O importante é ter de 15% a 20% de gordura. Se a carne for magra, como o file mignon, adicione de 15% a 20% do peso da carne com bacon.
  3. Refrigere a carne antes de usar. Deixe de 30 a 40 minutos a carne na geladeira antes de formar os hambúrgueres. A carne irá suportar melhor o calor corporal. É importante também que você lave bem as mãos e em água fria.
  4. Use a mesma escala, ou melhor, para os hambúrgueres terem o mesmo peso, use o mesmo utensílio para separar a carne. Melhor ainda é ter uma balança em casa e definir o peso do hambúrguer desejado. Se eu for grelhá-lo, faço com 160 ou 180 gramas.
  5. Não trabalhe demais com a carne. Quanto mais você comprime e remexe a carne enquanto molda os hambúrgueres, mais duro ele vai ficar.
  6. Use ambas as mãos para formar o hambúrguer. Pegue a carne, forme uma bola, coloque em uma mão e pressione com a outra. Você também pose usar um utensílio próprio ou uma tampa de maionese. Acredito que o hambúrguer deva ter de 2 a 2,5 cm de espessura.
  7. De volta a geladeira. Depois de formados, os hambúrgueres devem ser colocados na geladeira por 35 a 40 minutos para resfria-los.
  8. Use o pão perfeito. Você não vai querer desperdiçar todo o seu trabalho com um pão ruim. Se você não tiver uma padaria que faça um bom pão de hambúrguer, vá ao supermercado e compre pão de hambúrguer pullman ou seven boys.
  9. Deixe a grelha ou churrasqueira bem quente. Quanto mais quente melhor para selar mais rápido a carne.
  10.  Só tempere com o sal e pimenta no momento em que for grelhar. Antes de colocar na grelha pincele azeite.
  11.  Não mexa muito no hambúrguer. Tente virá-lo somente uma vez.
  12.  Deixe de 5 a 6 minutos de um lado e de 3 a 4 do outro lado. Pra deixar uma marca xadrez, dê ¼ de volta na metade do tempo de cada lado. Se você tiver um termômetro de cozinha, o interior do hambúrguer estará a 70º C quando estiver pronto.
  13. Coloque o queijo em cima do hambúrguer para derretê-lo. Se você quiser apressar, despeje um pouco de água em volta do hambúrguer e tampe-o.
  14. Quando retirar o hambúrguer da grelha, deixe-o descansar por 2 a 3 minutos para redistribuir os sucos.
  15.  Agora chegou a hora de montar o seu grande Burger. Não se esqueça de tostar a parte interna dos pães. A minha sugestão é queijo prato, alface americana, tomates, cebolas roxas, bacon bem tostadinho e uma bela maionese. Mas você pode fazer a combinação que quiser.

Em breve coloco aqui duas receitas. Abraços.

Written by ovoodochef

outubro 23, 2010 às 12:39 am

Publicado em Dica

Tagged with

6 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Quero ser chamado pra comer um hamburguer no templo da carne!

    Ney Barros

    outubro 23, 2010 at 6:41 am

  2. […] The busiest day of the year was 27 de outubro with 156 views. The most popular post that day was 15 regras para fazer um hamburguer perfeito!. […]

  3. Parabéns pela excelente dica. Vamos montar um negócio.

    cesar

    março 26, 2012 at 9:27 pm

  4. Cara, essas dicas vão me ajudar bastante, sou novato no ramo, e já que montei uma lanchonete vou ter que me aperfeiçoar para fazer a diferrença. Muito obrigado!

    Rudnei

    novembro 1, 2012 at 11:15 am

  5. cara valeu pela dica,pois a dica de ñ apertar o hamburguer na grelha foi d + pois o meu FICAVA muito seco,vlw agora rumo ao sussesso mande mais dicas pra mim

    sergio

    abril 16, 2013 at 4:21 pm

  6. Adorei o post! Preciso de dicas de como fazer para que o sanduíche não comesse a vazar todo, devido a maionese usada para ajudar na selagem do pão, fica exorbitantemente escorregadio, obrigada!!

    natalyesayuri

    fevereiro 11, 2016 at 12:00 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: