O vôo do chef

Blog gastronômico

Pernil a Jamie Atala ou será a Alex Oliver?

with 3 comments

Sentiram minha falta? Não! Que pena…rs. Estou literalmente acabado! Estou com um monte de coisas para publicar aqui, mas não posso colocar tudo em um dia só, né?!?!? Hoje vou postar aqui o pernil que fiz no último domingo. Meus tios vieram de Campinas e pediram para eu ir para a cozinha. Fiz chiclete de camarão, farofa rica e pernil. Minha irmã fez o arroz branco. Depois eu coloco a receita do chiclete de camarão. O pessoal adorou só achou 2 kilos de camarão muito pouco.

Pernil a Jamie Atala ou a Alex Oliver

Por que deste título? Bem simples. Peguei como temperar da receita do Alex Atala de leitão ao forno, do livro escoffianas brasileiras, e a forma de assar da receita do Jamie Oliver de uma paleta de porco assada. A receita da paleta vi no programa dele na Tv a cabo, depois pesquisei um tempão no nosso querido google e traduzi tudo.

 Ingredientes

1 Unidade Pernil
100 Gr Sal grosso
½ Maço Tomilho
½ Maço Alecrim
3 Unidade Cebola
4 Unidade Cenoura
50 Gr Pimenta do reino inteira
1 Litro Vinho branco seco

 Modo de preparo

Passar o sal grosso em todo o pernil, juntar o resto dos temperos, deixar marinando pelo menos 12 horas. Coloque em um saco próprio ou em uma vasilha e leve a geladeira. Não se esqueça de virar o pernil de vez em quando. Já que temperamos como o Alex Atala, agora vamos assar como o Jamie Oliver. Segundo ele, esta forma de preparo é da velha escola inglesa para assar com crocância. Deixando os ossos você adiciona um punhado extra de sabor, e tendo uma camada de gordura, auxilia a carne a ficar saborosa e úmida. Este assado não é para fatiar. Se você cozinhá-lo corretamenta, será capaz de destrinchar a peça com dois garfos. Apesar de na foto eu estar tentando fatiar, o pernil estava desmanchando.

Preaqueça o forno a 220º

Coloque o pernil na bandeja, sem a marinada, e no forno que já foi preaquecido. Reserve a marinada. Asse por 30 minutos. Neste ponto, leve a temperatura do forno para 170º , cubra o pernil com duas folhas de papel alumínio, retorne o pernil para dentro do forno e asse por cerca de 4 a 4:30 horas.

Retire o pernil do forno e descarte as folhas de papel alumínio. Regue a pernil com a gordura que se depositou no fundo da forma. Cuidadosamente transfira o pernil para uma tábua de corte. Adicione toda a marinada na forma. Coloque o pernil em cima de tudo e retorne ao forno, sem o papel alumínio, para assar por mais uma hora. Após este tempo a carne deve estar macia e tenra.

 Enjoy it!

Written by ovoodochef

setembro 2, 2010 às 9:57 pm

Publicado em Receita

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] Pernil a Jamie Atala ou será a Alex Oliver? setembro, 2010 3 […]

  2. ai que deliciaaaaaaaaaaaaaaaaaaa quero so ver o q vc vai fazer pra ceia de natal…. hummmmm to salivando so d pensar!!!!!
    Saudades millllllllllllllllllllllllll

    Carol Garcia

    dezembro 21, 2011 at 8:50 am

  3. […] e pretas, cebolinha e azeitona), pernil a Jamie Atala ou será Alex Oliver ( já postado aqui, https://ovoodochef.wordpress.com/2010/09/02/pernil-a-jamie-atala-ou-sera-a-alex-oliver/), salada de macarrão parafuso à caprese (mussarela de búfala, tomatinho cereja, manjericão e […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: