O vôo do chef

Blog gastronômico

Receita para o Gui

with one comment

Bem, hoje começo uma nova categoria aqui neste blog. Para atender ao pedido do Gui vou procurar semanalmente colocar aqui receitas que possam ser feitas de forma simples, rápida e que possa impressionar a sua convidada. Já ia me esquecendo, vocês tem razão. Quem é o Gui, ou melhor, o Guilherme? Este cara é meu primo que mora já há alguns anos no Rio. Ele estuda cinema, inclusive já dirigiu alguns curtas bem interessantes. É músico também. Conheço o Gui desde que ele nasceu, a nossa diferença de idade é de uns 18 anos. Ele sempre foi um cara certinho que está descobrindo as benesses da vida de solteiro na cidade maravilhosa. Carpe Diem Gui!

Penne al pomodoro al profumo di basilico 

Ingredientes

200 Gr Penne
1 Lata Pomodoro italiano
2 Lt Água
2 Colher sopa Sal
3 Colher sopa Azeite extra virgem
3 Colher sopa Folhas de manjericão
2 Colher sopa Cebola picada
1 Colher chá Alho picado
  À gosto Sal e pimenta do reino
100 Gr Parmesão em pedaços

 

Vamos ao supermercado

Bem Gui, já que você está de posse da lista de ingredientes, vamos ao supermercado. A 1ª lição, a qualidade dos insumos(ingredientes) é quase meio caminho para o sucesso! Digo meio porque se você usar um insumo ruim vai precisar de muita técnica para chegar ao sucesso. Mas mesmo usando um insumo de boa qualidade, você pode estragar tudo! Mas não se desespere, vou passo a passo para você. É eu sei, os insumos bons são mais caros. Mas não tem problema, como você vai cozinhar praticamente para uma convidada só, você não vai precisar comprar muito. Logo não fica muito caro. O Penne você pode comprar da marca italiana Barilla, ou alguma marca similar. A lata de pomodoro italiano, pode escolher a mais barata. Você vai utilizar tomate italiano em lata porque é muito mais fácil. Você não vai precisar escolher o tipo de tomate certo, despelar e tirar as sementes do tomate, controlar a acidez do molho etc. O azeite extra virgem eu tenho comprado da marca andorinha,tem uma relação preço/qualidade interessante. Mas se você não achar por aí, procure um azeite extra virgem que a acidez não ultrapasse 0,5. Se você não tiver cebola em casa, compre apenas uma. Já o alho, você pode comprar uma cabeça, mesmo que você vá utilizar apenas um dente, ou comprar um potinho de alho picado. O Manjericão, não vai ter escapatória, tem que compra um maço. Sal você deve ter em casa. A pimenta do reino fica melhor quando você pode moer na hora, mas para isso você precisaria ter um moedor que é uma peça legal de você ter na cozinha. Se você tiver o moedor compre a pimenta do reino em grãos. Senão compre um pacotinho de pimenta moída. Para finalizar as compras, procure um pedaço de queijo parmesão. É muito mais co0l, você ralar na hora que estiver servindo. Já que compramos tudo, vamos ao preparo!

Modo de preparo

Vamos começar pelo molho. Coloque em fogo baixo uma panela ou frigideira média, adicione duas colheres do azeite, a cebola e o alho. Deixe cozinhar um pouco. Cuidado para não queimar o alho e a cebola. O importante quando você está cozinhando é não se distrair com outras coisas. Lembre-se dos 10 mandamentos que já postei aqui. Coloque todo o conteúdo da lata de tomate. Misture e vá com o auxílio de uma colher cortando o tomate. Misture e corte de vez em quando até os tomates se desmancharem. Nesta hora, você pode escolher dois caminhos, servir um molho mais rústico, ou bater o molho no liquidificador. Se você optar em utilizar o liquidificador, comece batendo em uma velocidade baixa e depois aumente. Lembre-se que o molho está quente. Com o molho na panela, adicione o manjericão, de uma misturada. Adicione uma pitada de sal e pimenta do reino. Nesta hora você tem que experimentar até chegar a seu gosto. Vá colocando sal aos poucos! Tampe a panela e desligue o fogo.

Coloque a água em uma panela que tenha tampa e que caiba a água toda e mais um pouco. Ligue o fogo alto e tampe a panela. Com a panela tampada a água vai ferver mais rápido. Quando levantar fervura adicione as duas colheres de sopa de sal, não muito cheias. Na realidade, para cada litro de água você deve utilizar 17 gramas de sal. Para cada 100 gramas de massa, 1 litro de água. Adicione uma colher de azeite em fio. Adicione as 200 gramas de penne. O tempo necessário de preparo sempre vem na embalagem. Lembre-se que as massas boas, normalmente são de grãos duros e devem ser servidas “al dente”, ou seja, um pouco mais durinha. De qualquer forma, quando der o tempo, retire um penne e corte ao meio. Deste modo você vai poder verificar se já está cozido por dentro. Se você quiser uma massa mais macia, deixe mais tempo. Cerca de um minuto antes de retirar a massa do seu cozimento. Ligue o fogo do molho para esquentá-lo. Desligue o fogo da massa e com uma concha, desprezando a água, vá colocando a massa no molho. Dê uma mexida e sirva. Eu acredito que você tenha arrumado o ambiente. Não é legal receber com copo de requeijão e cada prato de uma cor…rs. Não fica caro você comprar duas ou quatro taças, um conjunto de pratos legais. No seu caso, no mínimo dois. Um joguinho americano ou sousplat para colocar debaixo dos pratos também fica legal…. Monte o prato com um porção da massa, coloque um raminho de manjericão no centro e solte algumas lascas do parmesão por cima. Bom apetit!

Já ia me esquecendo. Para beber compre um vinho tinto Cabernet Franc ou Cabernet Sauvignon. Se optar por um vinho branco, escolha um Sauvignon Blanc.

A receita foi pedido do Gui, mas espero que vocês tirem bom proveito dela também!

Abraços.

Written by ovoodochef

agosto 24, 2010 às 11:39 pm

Publicado em Receita, Receita para o Gui

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Ahhh eu também quero uma receita dedicada pra mim😦

    Izadora

    agosto 25, 2010 at 7:32 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: