O vôo do chef

Blog gastronômico

Os Dez mandamentos…

with 3 comments

 

Eu tô só o bagaço. Este final de semana foi o aniversário do meu caçula, fez 11 anos. Sábado a noite dormiram 8 moleques aqui em casa. Fiz lanche para todos. Nuggets com molho barbecue, cheese burger e batatas fritas com cheddar e bacon. Hoje acordei cedo e fiz churrasco para um batalhão. Mas não podia dormir sem postar alguma coisa.

Por falar nisso, hoje vou colocar aqui os “Dez mandamentos para executar uma receita” Eu extrai estes 10 mandamentos de um livro bem bacana que comprei. Este livro foi escrito pelo Alex Atala e a jornalista Carolina Chagas e chama-se escoffianas brasileiras. O título como o próprio Alex Atala descreve, foi forjado pelo encontro da atitude e do resultado de duas grandes personagens da nossa história. O compositor Heitor Villa-Lobos que escreveu suas “Bachianas brasileiras”, e de um grande cozinheiro que sabia tudo sobre base de cozinha, o francês Auguste Escoffier. O Livro ainda reuni uma séria de características fantásticas: tem um conteúdo culinário rico, fotos fantásticas, é muito belo, serve até de decoração, e além de tudo eu não preciso usar óculos para conseguir ler…rs.

Os dez mandamentos para executar uma receita

1- Antes de começar a fazer qualquer coisa, leia a receita inteira. E, se possível, mais de uma vez.
2- Confira se os equipamentos que você tem são compatíveis para a execução da receita e para o número de convidados que você pretende servir naquela data.
3- Escolha ingredientes de altíssima qualidade.
4- Se você pretende alcançar resultados altos, exercite a receita algumas vezes antes de torná-la pública.
5- A louça e a apresentação de um prato são muito importantes, mas o fundamental é o sabor.
6- Compreenda bem a receita e execute os passos possíveis com antecedência. Ou seja, não deixe para picar os legumes quando começar a fritar a carne. Tenha método e seja organizado.
7- Quando estiver preparando a receita, esteja inteiramente na cozinha, não divida sua atenção com televisão, música, telefone.
8- Muito cuidado com a substituição de ingredientes, ainda que sejam simples ervas. Antes de chegar à sua mão, aquela receita foi pensada e testada à exaustão. Sucedâneos podem gerar frustração.
9- Quem cozinha é o fogo/temperatura, não a sua mão. Contenha a ansiedade e nunca mexa demais um ingrediente ou uma panela se a receita não pedir.
10- Trabalhe sempre com fogo moderado, podendo aumentar ou diminuir a temperatura durante qualquer momento do cozimento se a receita assim pedir.

Abraços.

Written by ovoodochef

agosto 23, 2010 às 1:15 am

Publicado em Dica

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Passei por aqui pra dizer que te amo muuuuito, e que tanto o lanche dos meninos, quanto o churrasco estavam maravilhosos… todos elogiaram…

    Ana Cristina Barros

    agosto 23, 2010 at 11:38 pm

  2. Adorei seu blog. Vou fazer todas essas receitas. Mas vou dar pro cachorro comer, rs.

    Leo Lama

    agosto 24, 2010 at 2:57 am


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: