O vôo do chef

Blog gastronômico

Almoço do dia dos Pais

leave a comment »

Antes tarde do nunca…rs. Tinha informado na quinta-feira que colocaria aqui receitas para um almoço completo para o dia dos Pais no dia seguinte. Como ainda não dormi, posso encarar que hoje ainda é sexta-feira…rs.

Este almoço sempre que eu faço faz um sucesso danado! E o melhor é que não dá muito trabalho. Vou colocar aqui 3 receitas: Arroz a Provençal, Picanha de forno e Batatas Rústicas. Aqui estou colocando medidas para cerca de 6 pessoas. Uma xícara de arroz dá para 3 pessoas. Calcule de 250 a 300 gramas de picanha por pessoa e 200 gramas de batata por pessoa. Procure utilizar batatas bem formadas e do mesmo tamanho. Arroz eu procuro usar Tio João. Já a Picanha, quanto menor ela for é melhor. Lembre-se que não existe picanhas de mais de 1,5 kilos. Procure peças com uma camada de gordura não muito fina e uniforme. Peça ao seu açougueiro que limpe bem a carne. Uma dica importante é sobre o sal, a maioria das receitas informa sal a gosto! Porque realmente o gosto é de cada um, mas um meio termo legal é você usar 1 colher de sopa de sal por litro.

Arroz a Provençal

Ingredientes

2 xícaras arroz
4 xícaras água fervente
1 colher de sopa sal
1 dente alho picado
1 colher de sopa Cebola picada
1 colher de sopa sal
2 colher de sopa alho torrado picado
1 colher de sopa salsinha picada
2 colher de sopa manteiga sem sal
2 colher de sopa óleo

 

Modo de Preparo

Coloque o óleo na panela em fogo baixo para aquecer. Acrescente a cebola e o alho picado cru. Frite-os um pouco. Acrescente o arroz e refogue por uns 3 minutos. Acrescente a água. Acrescente o sal. Aumente o fogo. Tampe parcialmente a panela. Quando a água ferver, abaixe o fogo novamente. Quando a água estiver quase seca, desligue o fogo e tampe a panela.

Um pouco antes de servir todos os pratos. Coloque a manteiga em uma frigideira ou panela grande para derreter. Adicione o alho picado torrado. Frite um pouquinho. Coloque o arroz e misture com o alho. Apague o fogo, adicione a salsinha picada e também misture. Sirva a seguir.

Picanha no forno

Ingredientes

2 peças de 1,2 K picanha
  quante baste sal grosso
  quanto baste molho shoyo
2 colher sopa manteiga
1 cabeça alho

 

Modo de Preparo

Pre-aqueça o forno em fogo baixo. Tempere as picanha com sal grosso sem exageros. Faça furos superficiais na camada de gordura da picanha. Coloque o molho shoyo somente para tingir a gordura. Coloque as picanhas em uma forma grande, com o lado da gordura pra cima. Distribua de forma harmoniosa os pedaços de manteiga em cima das picanhas. Corte a tampa da cabeça de alho. Coloque o corpo do alho em um canto da forma e o restante jogue por toda a forma. Coloque a forma no forno. Deixe por cerca de 2 horas e meia. Como de fogão para fogão as temperaturas se diferenciam, a primeira vez que você fizer fique de olho, pois você poderá aumentar um pouco a temperatura do forno ou o tempo aqui informado pode ser um pouco diferente.

Batatas rústicas

Ingredientes

2 kilos batata
2 colher de sopa sal gourmet (é um sal grosso menor – na falta use sal grosso)
  quanto baste manteiga sem sal
  quanto baste azeite
2 ramos alecrim

 

Modo de Preparo

Corte as batatas em “gomos” uniformes. Coloque-as em uma forma. Quebre os ramos de alecrim e misture as batatas. Salpique o sal. Regue com azeite. Espalhe pedaços de manteiga. Misture tudo. Coloque a forma no forno 1 hora depois da picanha. Provavelmente devem ficar prontas juntas.

Amanhã se eu conseguir entrar aqui, completo o menu de domingo…que tal morangos com mini-suspiros e chantily feito por você?

Written by ovoodochef

agosto 16, 2010 às 1:25 am

Publicado em Receita

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: